EMBAQMA

EMBALAGENS DE BAMBU PARA QUEIJOS MINAS ARTESANAIS

Nossa Proposta

A proposta da EMBAQMA é criar uma embalagem adequada ao Queijo Minas Artesanal, onde encontramos no bambu uma solução.
Nossa embalagem vai permitir que os queijos consigam continuar a sua maturação após a fabricação, à temperatura ambiente, realçando as suas características sensoriais como sabor, aroma e textura.
Nosso produto também terá a capacidade de proteger os queijos de possíveis danos pelo impacto, favorecendo o seu transporte para longas distâncias.
Queremos, por meio de nossas embalagens, conectar mais pessoas à tradição e culinária mineira, levando a história e cultura de Minas Gerais para além do estado, de modo responsável, sustentável e inovador.

 
 

Queijo Minas Artesanal: 

300 anos de tradição

O Queijo Minas Artesanal surgiu no século 18, nas principais regiões do estado mineiro, como o Serro e a Serra da Canastra, carregando consigo uma história rica em tradição e cultura, passada de geração em geração por produtores rurais que dependem quase que exclusivamente desta atividade.

São os Queijos Artesanais que fizeram de Minas Gerais a principal referência nacional da produção desta iguaria, em razão das características peculiares de cada região, relacionadas ao ambiente e principalmente à flora microbiana presente no leite cru e no "pingo", um soro fermento rico em bactérias láticas capazes de realçar suas principais características sensoriais.

Vencedor de vários prêmios nacionais e internacionais, como o concurso Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, realizado em Tours, na França, o Queijo Minas Artesanal cada vez mais vem conquistando novos admiradores, devido à sua singularidade de sabor, aroma e textura.

Administrativa
Criminal
Consumidor
 
 

Parceiros

Várias instituições já firmaram parceria com a EMBAQMA. Confira abaixo os depoimentos da produtora Joelma Tarôco, proprietária da Queijaria Tarôco, em São João del Rei - MG, de Higor Freitas, gerente executivo da Associação dos Produtores de Queijo Canastra - MG, de Edivaldo Costa Júnior, Extensionista Rural da Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro e de Edgar Nogueira, proprietário da Verde Bambu, localizada em São Paulo.

IF.png
bambubr.png
cooperserro.jpg
WhatsApp_Image_2020-11-03_at_4.36.18_PM-
 

Sobre a Sapientia

A Sapientia é a razão pela qual nosso projeto existe. 

É um projeto do Instituto Vertere, juntamente com a Fractal e Companhia das Letrinhas, que busca alunos que desejam mudar o mundo e gerar impacto em nossa sociedade. Abordando temas relacionados às disciplinas escolares em função da atualidade, pautados na Agenda 2030 da ONU, tem um jeito ímpar de atrair os alunos para o mundo da ciência e conhecimento.

SAPIENTIA_LETTER PRETO (1).png
 

Quem Somos

A EMBAQMA é formada por um grupo de Estudantes e Professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba, criada para atender às exigências da SAPIENTIA - Olimpíada do Futuro, com a presença de Associações e Cooperativas representantes de produtores de queijos Minas artesanais e da produção e processamento do bambu.

Ana Júlia M. Ciribeli
Giovanna P. Mulano
José Manoel Martins

Team Leader

Design

Técnica em Alimentos

Membro

Operacional

Técnica em Alimentos

Tutor

Comunicação

Bacharel em Ciência e Tecnologia de Laticínios 

Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Mariane F. Soares

Membro

Organização

Técnica em Alimentos

Rafael B. S. Caetano

Membro

Marketing

Técnico em Alimentos

Contato

Telefone:

(32) 98513 - 6869

Endereço:

Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba.

Av. Dr. José Sebastião da Paixão - Lindo Vale, Rio Pomba, MG.

CEP: 36180-000.

E-mail:

embaqma@gmail.com

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram